Túnel submerso Santos-Guarujá é prioridade da nova Autoridade Portuária

O novo presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, anunciou que o túnel submerso Santos-Guarujá será a prioridade da gestão da APS, com o objetivo de integrar Porto e Cidade.
A nova diretoria, aprovada pelo Conselho de Administração da Autoridade Portuária, também tem como prioridade a execução de obras que beneficiem a população da Baixada Santista e a revitalização da área portuária do Valongo.
Pomini destacou a importância da integração entre o Porto de Santos e as cidades litorâneas e afirmou que é necessário que haja uma efetiva integração entre o porto e as cidades.
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, reforçou a importância do projeto da ligação seca Santos-Guarujá e da revitalização do Valongo, que deverão ser incluídos no pacote de investimentos a ser anunciado em alguns meses.
Apesar de a construção do túnel não ser uma obra diretamente relacionada às operações portuárias, França afirmou que “atende o sistema portuário”.
O ministro também defendeu a versão do projeto elaborada na gestão de Geraldo Alckmin como governador de São Paulo (2015-2018), quando França era vice-governador. “O túnel foi uma obra projetada há vários anos, orçada e licenciada. Portanto, é uma obra que poderia ter tido concorrência”, disse o ministro.