Tecnologias de análise de risco e simulações no Portos & Costas Brasil 2023
A tecnologia desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) para simulações navais em tanques de provas e análise de dados numéricos para garantir a segurança e boas condições de navegabilidade será apresentada na edição deste ano do Congresso Portos & Costas Brasil pelos especialistas Eduardo Aoun Tannuri e Marcelo Ramos Martins. Os especialistas trazem para o evento, além de uma análise, a abordagem integrada sobre riscos e simulações de manobras em tempo real. A apresentação integra a temática Navegação e Hidrovias.
As simulações são um procedimento adotado por comandantes e práticos de navios há alguns anos em programas de capacitação e treinamento. No entanto, até a primeira década do século XXI, essas simulações eram feitas em centros de treinamentos fora do Brasil. Desde 2012, no entanto, a USP conta com um centro de simulação tão ou até mais avançado que os demais espalhados pelo mundo, além de outros centros de excelência espalhados pelo Brasil.
“Nosso centro hoje está consolidado e temos uma parceria com a Praticagem do Brasil para a realização de estudos de simulação náutica e de viabilidade de acesso, treinamentos e análises de risco utilizando simuladores full mission, que contam com todos os equipamentos de um navio moderno”, destaca o professor Tannuri. Ele pontua que o Centro de Simulação de Manobras Navais da USP tem seis simuladores [de navios, rebocadores e comboios fluviais] e um banco de dados com informações referentes a todos os portos brasileiros. “Dados modelados e calibrados obtidos com o auxílio da Praticagem e de total confiabilidade”, assegura o especialista.
Tannuri destaca ainda a importância do uso da inteligência artificial (AI) nos laboratórios e tanques de manobras, principalmente para previsões mais precisas de correntes, ondas e ventos, para melhorar os acessos dos navios aos portos e, ao mesmo tempo, garantir que os práticos e comandantes acessem os terminais em condições seguras. “Estamos pesquisando também novas rotas de navegação mais seguras, o desenvolvimento de embarcações autônomas de patrulha e outros projetos envolvendo a utilização da AI, mas ainda em fase experimental.”
Com relação aos investimentos, Tannuri diz que não são baixos, mas destaca que a segurança que as simulações agregam às manobras compensam plenamente, pois os estudos trazem também toda uma análise de risco, integrando-as posteriormente às simulações.
Eduardo Aoun Tannuri é professor titular do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP e coordenador do Centro de Simulações do Tanque de Provas Numérico (TPN-USP). Especialista em simulação e análise de sistemas DP e manobras. É graduado em Engenharia Mecânica – Automação e Sistemas, com doutorado, pós-doutorado e livre-docência, todas pela USP. Foi membro do Comitê de Manobras da Organização Marítima Internacional (IMO) e atualmente é membro do Comitê Técnico de Simulação e Modelagem da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA).
Marcelo Ramos Martins é engenheiro naval formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Engenharia Naval e Oceânica pela mesma instituição. É especialista em simulação de manobras navais e atua como gerente de projetos no Centro de Simulação de Manobras Navais da USP.
O Congresso Portos & Costas Brasil é um evento bienal realizado pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Transportes (ABEPT) e reúne pesquisadores, profissionais e empresas do setor portuário e de navegação para discutir temas relacionados ao desenvolvimento e à gestão portuária e costeira do Brasil. A edição deste ano acontecerá em novembro, em São Paulo.
O que: Portos & Costas Brasil – 2023
Quando: 22 e 23 de maio de 2023
Onde: Hotel Mercure Balneário Camboriú
Endereço: Av. Atlântica, 2010 – Centro
Informações complementares: secretaria@projectaeventos.com.br
Comercial: Whatsapp (48) 3028-2004