Ministro Silvio Costa Filho inaugura novo píer de granéis líquidos e revela planos de novos investimentos no Porto de Santos

O Pier Ageo São Paulo foi oficialmente inaugurado pelo Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira na Ilha Barnabé, margem esquerda do Porto de Santos. O evento marca um acontecimento significativo, pois há 35 anos não era disponibilizado um cais público para o setor de granéis líquidos no complexo portuário santista. O início das operações no novo píer promete agilizar o recebimento de granéis líquidos em Santos, reduzindo consideravelmente os tempos de espera.
Além da inauguração, o Ministro autorizou a Ageo a iniciar investimentos para a implantação de uma nova bacia de tancagem em seu terminal. Em seus agradecimentos, Silvio Costa Filho destacou a importância da Ageo no setor e elogiou a memória do fundador da empresa, Carlos Santiago. Ele enfatizou que esse tipo de investimento não apenas impulsionará o desenvolvimento econômico, mas também resultará na geração de empregos para o país.
Costa Filho aproveitou a ocasião para anunciar que em dezembro será revelado o tão esperado túnel Santos-Guarujá, uma obra que, após cem anos, finalmente sairá do papel. Além disso, ele informou sobre investimentos em dragagem com o objetivo de alcançar a marca de 17 metros no canal de navegação do Porto de Santos.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, expressou seus agradecimentos ao Ministro Silvio Costa Filho e à Ageo pelos investimentos realizados no maior porto do Hemisfério Sul.
Os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer o navio Stena Proman, movido a metanol, considerado um “navio verde” devido à sua zerada emissão de carbono. A cerimônia contou com a presença da secretária executiva de Portos, Mariana Pescatori, do CEO da Ageo, Matheus Ruiz Santiago, e de representantes de diversas instituições, como a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Associação Brasileira de Terminais de Líquidos (ABTL) e Praticagem, entre outras.
O novo Pier Ageo, que recebeu um investimento total de R$ 187 milhões, oferece infraestrutura para navios classe LR1, aumentando em 25% a capacidade de atracação para navios de granéis líquidos na Ilha Barnabé, no Porto de Santos. Essa expansão fortalece a posição do Porto de Santos no cenário internacional, reduzindo os tempos de espera e equiparando os níveis de atracação de granéis líquidos aos desempenhos dos portos na Europa e América.