APM Terminals anuncia encerramento das atividades no Porto de Itajaí e superintendência já divulga novo processo licitatório

A APM Terminals, empresa de operação portuária com sede em Haia/Holanda, anunciou por meio de nota oficial nesta quarta-feira (31) que, após 22 anos de operação no Porto de Itajaí, não renovará o contrato transitório por mais seis meses com o porto catarinense. O texto não cita os motivos e afirma que a arrendatária opera no local somente até o dia 30 de junho. Ainda na nota, a operadora destacou que, durante o perído a frente do porto, desempenhou papel importante para o desenvolvimento econômico e social da região.
“Em mais de duas décadas de atuação, a APM Terminals investiu mais de R$ 720 milhões em infraestrutura e equipamentos, gerou milhares de empregos e somou mais de 8 milhões de TEUs operados entre importação e exportação, trazendo negócios e fortalecendo a economia no estado de Santa Catarina”, salientou a empresa.
Quase ao mesmo tempo a superintendência do Porto de Itajaí divulgou comunicado onde afirma que lançará na próxima segunda-feira novo processo licitatório para contrato de arrendamento transitório da área operacional nos berços 1 e 2 do terminal. Ainda segundo a nota, a medida se faz necessária frente ao anúncio da APM Terminals e o objetivo é buscar um novo parceiro privado para dar continuidade e volume às operações do porto neste período transitório e enquanto o Governo Federal elabora o edital de arrendamento das áreas operacionais do Porto de Itajaí.
“Esse anúncio da saída APM Terminals no final de junho, uma grande parceira de Itajaí há mais de 20 anos, mostra a dificuldade atual dos operadores fecharem contratos neste período de transição. Seguiremos fazendo a nossa parte, colocando edital na praça, de modo de encontrarmos um novo operador, mas ao mesmo tempo reiteramos ao Governo Federal para que acabe com essa insegurança e faça logo o leilão definitivo da operação em nosso terminal”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
O prefeito anunciou que terá uma audiência em Brasília com o Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, para tratar do tema.